A AMP e seis dos seus municípios – Gaia, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde – lançaram um concurso público para elaboração de um plano de ação para o controlo da população de gaivotas nesses municípios costeiros. O estudo visa monitorizar as populações de gaivotas (Larus fuscus e Larus michahellis) na área de estudo, a avaliação dos padrões de reprodução, movimentação e alimentação de Larus michahellis (gaivota-de-patas-amarelas), a implementação de testes-piloto no terreno, e o delineamento de um plano de ação para controlo desta espécie na área urbana.
O estudo “Plano de ação para o controlo da população de gaivotas nos municípios costeiros da Área Metropolitana do Porto” terminou no início de 2022 e o relatório final encontra-se aqui.
Censos de gaivotas
Contagem de indivíduos, por amostragem de quadrículas, em pontos altos, com recurso a binóculos e a um drone. As contagens serão comparadas com resultados de um estudo anterior, realizado pelo CIIMAR em 2010-2011.
Rastreio de gaivotas
Rastreabilidade de 25 gaivotas da área em estudo por GPS.
Web App
App para participação dos cidadãos na caracterização da dispersão e dos impactos de gaivotas nos municípios da Área Metropolitana do Porto.
Identificação de ninhos
Identificação e quantificação de ninhos de gaivotas, por amostragem de quadrículas, em pontos altos, com recurso a binóculos e a um drone.
Câmaras de vídeo
Câmaras instaladas em telhados com ninhos de gaivotas.